Aldeia recebe a Orquestra de Cordas da Grota

“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério...” Rubem Alves

A música faz parte do dia a dia da nossa Aldeia.

Na Educação Infantil, realizamos  o projeto “Instrumentos de uma Orquestra”. Nas aulas de música, as crianças ouviram a história do livro “A orquestra tim-tim por tim-tim”. Também assistiram ao filme “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, uma história infantil em que cada personagem representa um instrumento de uma Orquestra Sinfônica. O objetivo do filme é mostrar a sonoridade dos diversos instrumentos às crianças. Que alegria descobrir tantos sons diferentes!

Para a culminância do projeto, convidamos a “Orquestra de Cordas da Grota”, um projeto musical que dá oportunidade às crianças e aos jovens da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, de terem acesso à cultura por meio de formação musical em nível técnico e encaminhamento para as universidades. Um belíssimo trabalho!

Com o objetivo de apoiar e incentivar a continuidade dessa orquestra, fizemos uma campanha com as crianças e seus responsáveis para doação de  instrumentos, que foram entregues aos músicos no dia da apresentação. 

Foi um projeto emocionante e enriquecedor!

Mural