(21) 2616-1326 | 2616-0085

 
 
(21) 2616-1326
(21) 2616-0085
 

Histórico

Dalton Gonçalves, professor de Física, autor de vários livros e educador de muitas gerações, vinha observando há anos que as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio e da Universidade eram decorrentes de lacunas no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.

“Década de 70, tempos de sonhos proibidos. Um casal, Dalton e Lúcia, colegas de escola na adolescência, tinha um sonho: fazer uma escola de crianças pensantes, críticas, criativas e sonhadoras.”

Voltados para esse sonho, andaram em busca da “Terra sem males” (Yvy marã e’) dos tupi-guaranis. Chegaram à terra das pindobas, Pendotiba, à procura de um sítio. Encontraram um lugar paradisíaco: mata, morros, vales, pássaros e animais silvestres.  Era o lugar propício para a criação de uma Aldeia de construção e reconstrução coletiva do conhecimento, habitada por curumins e caciques curiosos, pensantes, críticos e criativos.

Juntaram-se ao casal seus filhos: Maurício, Cristina, Marcelo, Sonia e os avós. Iniciaram a descoberta, a exploração e a apropriação da terra mágica. Foram dois anos de deslumbramento, alegria e felicidade familiar.

A Aldeia foi impulsionada pelas novas experiências da pedagogia moderna mundo afora, nas quais a criança desenvolve um senso de responsabilidade por seu próprio desenvolvimento, contrapondo-se à educação conteudista tradicional. Foram escolhidas linhas metodológicas compatíveis com os princípios educativos adotados, sendo encontrados, principalmente, em Piaget e Montessori. Igualmente presentes em nosso cotidiano, estão autores como Freinet e Paulo Freire. A Aldeia trouxe, em sua essência, impregnados em seus 140 mil m² de área verde, princípios indígenas de coletividade e visão sustentável do mundo, atributos representados no próprio nome.

Surgia a Aldeia Curumim!

1972

O Prof. Dalton Gonçalves compra a propriedade rural denominada Sítio Caetanás, Vila Progresso, em Pendotiba, Niterói, do Comandante Raul Mendes Jorge e sua esposa, dona Margarida Scorzelli Mendes Jorge, com o propósito de, nessa propriedade, construir a escola de seus sonhos, que veio a receber o nome de ALDEIA CURUMIM. Foi nesse ano de 1972, portanto, que se iniciaram as ações para o funcionamento da ALDEIA, com a realização de sua 1ª Colônia de Férias, cujo objetivo era o de selecionar professores e funcionários para atuarem na futura escola.

1973

Realiza-se a 2ª Colônia de Férias. Funda-se a ALDEIA CURUMIM: a escola dá início, efetivamente, ao seu funcionamento com turmas do Pré-escolar.

1979

Implantação gradativa do ensino do 1º grau em Blocos I, II e III com os respectivos níveis – 0, 1 e 2 (Blocos I); 3, 4 e 5 (Bloco II); e 6, 7 e 8 (Bloco III), precursores dos atuais Ciclos (lei 9394 – 20/12/96).

1982

Implanta-se o ensino de 5ª a 8ª série e introduz-se o ensino do espanhol como língua estrangeira obrigatória.

1985

Forma-se a 1ª turma de 8ª série da ALDEIA.

1995

Inicia-se o tempo integral opcional com atividades curriculares pela manhã e extracurriculares à tarde.

1996

“Parte” o idealizador e autor da obra educacional, o Prof. Dalton Gonçalves, mas seus ideais permanecem.

2000

Introduz-se o inglês como segunda língua estrangeira obrigatória de 5ª e 8ª série, bem como a informática educacional nos projetos pedagógicos, com a implementação da Biblioteca Virtual (BV).

2011

Implantação do Inglês curricular da Educação Infantil ao 9º ano. Introdução da Robótica e da Reciclagem de Papel, como atividades eletivas. Projeto Aldeia Sustentável e Horticultura Orgânica.