Curriculares

 

Ensino Fundamental

Organização do conhecimento escolar em áreas e temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, oferecimento de oficinas de textos e matemática, projeto formação do leitor, projeto de pesquisa na biblioteca da escola e bibliotecas virtuais, projeto de ciências na área externa da escola e laboratório, aulas-passeio a museus, exposições, teatros, cinemas, centros culturais etc.

Excursões recreativas, acampamento na Escola, interação com a comunidade em atividades socioculturais e campanha de solidariedade a instituições de assistência social.

Línguas estrangeiras curriculares – Espanhol (do 6o ao 9o ano) e Inglês(da Educação Infantil ao 9º ano).

Além de todas essas atividades, desde a Educação Infantil os alunos cultivam uma grande horta, onde plantam e colhem verduras e legumes, preservam e provam frutas no pé. É a vivência de Educação Ambiental que ajuda na formação de cidadãos ecologicamente conscientes.

 

Educação Infantil

As diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento e este processo é protagonizado pelas crianças ao vivenciarem experiências utilizando as mais diferentes linguagens, por meio das quais expressam suas ideias e formulam hipóteses.

. Atividade permanente: Leitura do Mundo – trabalho integrado de leituras significativas

. Roda de conversa – relato de experiência

. Jogos de movimento com o corpo

. Jogos de construção da escrita e/ou do número (construção do raciocínio lógico)

. Exercícios na linha montessoriana

. Apresentação de material concreto

. Trabalho de livre escolha

. Formação do leitor -  Ciranda de livros

. Psicomotricidade (ampla e fina)

. Brincadeiras e jogos folclóricos

Além da rotina básica, as turmas ainda têm aulas de Música, Educação Física, Horticultura, Culinária, Biblioteca, além de fazerem excursões sob orientação pedagógica complementando atividades desenvolvidas no espaço escolar.