(21) 2616-1326 | 2616-0085

(21) 2616-1326
(21) 2616-0085

Proposta Pedagógica

Aldeia Curumim vê no aluno um ser pluridimensional, cujas potencialidades devem ser desenvolvidas em função de seu próprio parâmetro: ele mesmo. Para atingir esse objetivo, a Escola foi organizada em torno dos princípios de cooperação, participação e liberdade com responsabilidade, de modo a colaborar na formação de um indivíduo capaz de pensar por si mesmo, livremente, sem preconceitos e de decidir tendo sempre presente a sua razão de Ser Social. Nesse processo, é fundamental  estimular a curiosidade, a autonomia,  a autoestima e o compromisso com a aprendizagem,  evitando a todo custo a massificação. (1979)

Para caminhar por essa ambiciosa estrada, é preciso proporcionar aos alunos, num contato maior com a natureza, a vivência de interações, com respeito ao meio ambiente e às características individuais, desenvolvendo ideias e criatividade, diálogos e cooperação, pesquisas e experimentações.

Nesse ambiente vivo, inventivo e estimulante, com professores compromissados e reflexivos, desenvolvemos uma educação humana e ética, com ênfase na participação e na escuta, vivenciando com os educandos situações de aprendizagem significativa na construção e reconstrução do conhecimento e da cidadania, que associa o resgate a valores adormecidos na pressa da modernidade à tecnologia tão presente na vida cotidiana,  sempre com espaço para ser criança.

Nesse contexto, a avaliação na Aldeia Curumim é realizada a partir de um conjunto de ações contínuas e sistemáticas, de forma a permitir a interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.